A internet surgiu na década de 1960, no contexto da Guerra Fria, a partir de pesquisas militares nos Estados Unidos. Mas com o passar do tempo esse meio de comunicação foi se expandindo cada vez mais, sendo que dentro de quatro anos de existência 50 milhões de pessoas já tinha acesso ao novo meio de comunicação.
No Brasil, as primeiras redes de internet surgiram em 1988, ligando universidades brasileiras a instituições nos Estados Unidos, a partir desse momento começam a surgir redes não-acadêmicas e não- governamental, sendo aberta ao publico brasileiro em 1988.
Hoje a internet não está voltada apenas para o poder bélico, mas tem exercido outras utilidades como um novo espaço de interação pelo qual as pessoas têm utilizado para fazer mobilizações, isso através de blogs, comunidades e emails.
A grande rede tem se destacado nessa perspectiva devido a liberdade de expressão ou seja, o livre acesso para publicar suas ideias, o que a televisão não permite já que é um meio de comunicação manipulado e concentrado na mão de uma elite, que geralmente pouco se importa com os problemas sociais e que só divulga na maioria das vezes informações irrelevantes e não formativas. Além disso, a maioria das informações são distorcidas e que escamoteiam a realidade, como por exemplo: a Rede Bahia.
Outro fato que leva a internet a ser tão utilizada pelos movimentos sociais, é o enfoque nos objetivos imediatos e no impacto causado pela visibilidade pública, que pode ser alcançada através de redes virtuais, isso através de email, e comunidades criadas em sites de relacionamentos como o "Orkut". Um exemplo de que a internet é um atual instrumento utilizado em movimentos sociais é o da paralisação dos coletivos de Vitória da Conquista- Bahia por estudantes iniciada em um site de relacionamento.
O movimento social tem ganhado espaço na rede e induzido à população a reivindicar por seus direitos. Considera-se que a internet é um instrumento relevante atualmente para os movimentos sociais. Contudo deve ser usado de forma consciente e não para fazer apologia a violência e a discriminação.
Segue logo abaixo o link do video no "youtube", da entrevista com o Profesor Sócrates Menezes da UESB.
http://www.youtube.com/watch?v=yGkCwcvYHBk
Segue logo abaixo o link do video no "youtube", da entrevista com o Profesor Sócrates Menezes da UESB.
http://www.youtube.com/watch?v=yGkCwcvYHBk
Muito interressante essa postagem. esse grupo estÁ DE nota 10. parabéns ao grupo.
ResponderExcluir